Como
funciona o
ProUni?

O Programa Universidade para Todos,
oferece de 50% a 100% de bolsa na
graduação.

O que é

Concedido pelo Ministério da Educação, o ProUni (Programa Universidade para Todos), concede bolsas de estudo integrais e parciais para estudantes brasileiros nos cursos de graduação em instituições privadas de ensino superior.

Pra quem é

Voltado a estudantes brasileiros que ainda não possuem diploma de graduação, o ProUni utiliza a sua nota das últimas duas edições do Enem. Os pré-requisitos exigem que este candidato tenha atingido uma média de 450 pontos no exame e também não ter zerado a redação.

Como se inscrever no ProUni

Seletivo

Na primeira etapa, o candidato irá fazer sua inscrição no site oficial do ProUni, informando seus dados pessoais e acadêmicos e escolhendo até duas opções de curso, turno, instituição e local de oferta. Já na segunda etapa, ao término das inscrições, o sistemado do ProUni realiza a seleção dos candidatos, levando em conta a nota obtida nas últimas duas provas do Enem e os dados socioeconômicos. Após, os cadidatos são selecionados de acordo com a ordem descrecente da nota, até que todas as vagas sejam preenchidas.

Edital

O edital do ProUni traz informações importantes como as datas de inscrição e divulgação dos resultados, requisitos para participação, critérios de seleção, documentação exigida, relação de cursos e instituições participantes, entre outras.

Notas de corte

Os candidatos podem acompanhar as notas de corte do ProUni em tempo real no site do programa, e escolher até duas opções de curso para concorrer. É importante lembrar que a nota de corte pode variar bastante ao longo do período de inscrição, e que o candidato deve escolher opções de curso que estejam de acordo com o seu desempenho nos últimas duas provas do Enem mais recentes.

Resultados

Os candidatos são selecionados de acordo com a ordem decrescente da nota, até que todas as vagas disponíveis sejam preenchidas. Vale lembrar que a nota de corte não garante a seleção do candidato, mas é um indicativo da concorrência para aquela opção de curso.

Saiba mais

Remanescentes

Os remanescentes do Programa Universidade para Todos (ProUni) são vagas que não foram preenchidas no processo seletivo regular do programa, por falta de candidatos ou por desistência dos selecionados. Essas vagas são disponibilizadas em um processo seletivo específico para os candidatos que não foram selecionados na chamada regular, bem como para os que não participaram do processo seletivo regular.

Saiba mais

Transferência ProUni para Univille

Externa

Estuda em outra instituição, mas deseja transferir para a Univille? Seja para o mesmo curso ou outro, aqui é o seu lugar. Acompanhe a abertura de Editais e solicite sua vaga.

Interna

Para quem pensa em mudar de curso e já estuda na Univille, existe um forma de viabilizar essa troca através da Transferência Interna. Escolha o novo curso que deseja e confira as maneiras de mudar.

FAQ

Tire suas dúvidas

Como entrar em contato sobre bolsas na Univille?

Você pode saber mais do assunto em univille.br/bolsas. Para saber todas as informações de bolsas, você pode falar com a "Equipe de Bolsas" através do E-mail: bolsas.estudo@univille.br / Telefone: (47)3461-9030 / WhatsApp: (47)98836-7106

Diferença entre bolsa de pesquisa e bolsa de extensão

Bolsa de Pesquisa
Aqui, você desenvolve a sua vocação científica, em um espaço que incentiva potenciais talentos e no enfrentamento de perguntas de pesquisa. Algumas das habilidades desenvolvidas são: Melhora na escrita, raciocínio crítico, publicação de artigos e trabalhos em congressos. Saiba mais em univille.edu.br/pesquisa

Bolsa de Extensão
Promove a construção e a socialização de conhecimento dentro da Universidade, além de desenvolver a interação entre universitários. Algumas das habilidades desenvolvidas são: promover formação humanística, científica e profissional, contribuir para a solução de problemas atuais e emergentes. Saiba mais em univille.edu.br/extensao

Quais as modalidades do crédito universitário?

As opções disponíveis são duas: o CredIES e o Pravaler. Para saber mais, acesse seja.univille.br/bolsas-e-financiamento

As bolsas de estudo cobrem todas as despesas universitárias?

Depende. Cada pessoa possui um perfil diferente, por isso, é necessário que o seu perfil socioeconômico/renda familiar seja analisado para receber o percentual da sua bolsa.

Qual é o período de duração da bolsa de estudo?

Depende. No ProUni e UniEdu, é exigida a renovação semestral, mas com processos diferentes. Para entender melhor como é o funcionamento, acesse nossa página de Bolsas em seja.univille.br/bolsas-e-financiamento.

É preciso comprovar renda para receber bolsa de estudo na Univille?

Sim, exceto o Programa de Incentivos que considera outras questões. E também, exceto os créditos universitários, que demandam de um fiador para garantia do pagamento. Para saber mais, acesse seja.univille.br/bolsas-e-financiamento.

Como uso o desempenho do ENEM para ingressar na Univille?

Sim. Essa é uma das formas de ingresso, que você pode saber mais especificamente acessando seja.univille.br/como-ingressar

Tranquei minha matrícula, mas quero voltar a estudar. O que devo fazer?

O aluno deve proceder no mesmo modelo da transferência. Fazer a matrícula no processo seletivo, caso ele esteja acontecendo, e depois solicitar a dispensa das disciplinas que cursou anteriormente. Para saber mais, acesse seja.univille.br/como-ingressar

Quais formas de transferência existem na Univille?

São 3 formas: Transferência Interna, Externa e de Medicina. Para saber mais, acesse seja.univille.br/como-ingressar.

Tenho parente que trabalha na Univille, ganho desconto na graduação?

A Univille oferece Programa de Incentivos, que colabora na entrada na nossa universidade para familiares e empregados. Para saber mais informações sobre essa forma de ingresso, acesse seja.univille.br/como-ingressar.

Posso utilizar a nota do ensino médio para entrar na Univille?

Sim. As médias do histórico escolar podem ser levadas em consideração quando você for ingressar na Univille. Para saber mais, acesse seja.univille.br/como-ingressar.

Já sou graduado, posso fazer a 2ª graduação na Univille?

Sim. Nos cursos presenciais, são duas opções: egressos portadores de diploma da Univille ou graduado em outra instituição de ensino. Para saber mais, acesse seja.univille.br/como-ingressar.

Qual é a diferença entre universidade e faculdade?

Enquanto uma Faculdade, seja no setor público ou privado, tem maior foco em determinadas áreas do conhecimento, com menor número de cursos. Enquanto isso, as Universidades são espaços que concentram três eixos de atividades acadêmicas: Ensino, Pesquisa e Extensão, de acordo com o MEC.

Por que escolher Univille?

Estudar na Univille possui diversas vantagens, como o fato de ser a maior universidade da região, com quase 60 anos de atuação, educação continuada (do infantil ao doutorado), campi em Joinville e São Bento do Sul, com unidades em São Francisco do Sul e Centro de Joinville. Além disso, polo próprio em Jaraguá e mais 10 polos em diversos pontos da região.

Existe atendimento social para os alunos da Univille?

Sim. Por meio da Central de Relacionamento com o Estudante, que além de atendimento social, também oferece gratuitamente: Atendimento Psicológico, Orientação Educacional, Apoio à Aprendizagem, Apoio a Empregabilidade (estágio e emprego), Auxílio na elaboração de currículo profissional e muito mais. Saiba os meios de contato acessando seja.univille.br/contato

Como aluno da Univille, posso ter acesso à Academia, pista de corrida e demais espaços?

Sim, todos os locais são de acesso livre aos estudantes Univille, só é necessário verificar horário e fucionamento de cada espaço, ou valores para cada aluno.

Para quem vale a pena a modalidade de curso híbrido?

Para quem busca a flexibilidade da rotina de estudos EaD e ao mesmo tempo, preza pelo contato presencial com o professor, garantindo o apredizado dos conteúdos práticos do curso.

EaD ou híbrido, qual é a diferença?

Os cursos EAD ocorrem 100% online, enquanto o curso híbrido, conta com encontros presenciais. Exemplos: No caso as Engenharias oferecem encontros presenciais duas vezes por semana. E Educação Fìsica, com aulas ao vivo - webinars (semanalmente) e encontros presenciais - no polo (uma vez no mês).

As modalidades a distância são reconhecidas pelo mercado de trabalho?

Sim, todos os cursos EaD Univille possuem certificação do MEC, além de emissão de diploma, que garantem o reconhecimento e a validação no mercado de trabalho.

Qual é a vantagem de fazer um curso EaD?

Uma palavra que resume o EaD é: Flexibilidade. Essa modalidade permite que o aluno possa estudar quando e onde quiser, de forma que cabe na rotina. Você pode estudar no seu tempo livre, pelo celular, tablet ou computador. Além disso, o estudante encontra mensalidades mais acessíveis.

Os polos disponibilizam laboratório para os alunos?

Sim. Todos os Polos do EaD disponibilizam laboratórios para que os alunos possam estudar com os equipamentos adequados, internet e infraestrutura.